CASTELLO

CASTELLO - ORIGEM, EMANCIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - 1702 A 2004

Há alguns anos que almejávamos escrever um livro resgatando as memórias do município de Castello. Passamos a guardar algumas fotos, pequenos registros jornalísticos e, principalmente, trabalhos já publicados sobre o assunto.Não seria um livro com características poéticas e muito menos acadêmicas, com teorias, gráfico, etc., e sim, um livro de resgate de parte da memória castelense e, em algumas ocasiões, narrativo.

Constatamos, maus uma vez, como que, com o tempo, perde-se a memória de um povo e de uma cultura. Muitos dados se perderam, com o desaparecimento natural das pessoas e parte dos arquivos públicos. O primeiro passo que deveríamos realizar seria sobre a escolha do pretendido na história. Feita esta etapa, que consistiria em resgatar a parte referente ao período da emancipação política de Castello, ocorrida a partir de 1928 até 2004, chegamos à conclusão da necessidade de levantarmos, igualmente, o período anterior a data citada, naquilo que fosse possível.

Surgem os primeiros problemas: já não existem mais. O arquivo anterior a 1945, do município de Cachoeiro de Itapemirim, foi quase todo danificado por ocasião de uma grande enchente ocorrida naquela cidade, quando um barranco desabou sobre o prédio que abrigava os documentos históricos do município. A alternativa encontrada para resgate, de parte do período anterior a 1928, foi de fazer pesquisas junto ao APE – Arquivo Público Estadual do Espírito Santo, todos na cidade de Vitória, e ainda na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Download do Livro

2 Responses

  1. Liliajane Mallmann
    Parabéns pela iniciativa.É preciso resgatar,guardar e revelar a história .
  2. Maria Alice Pinheiro Furtado
    Meus parabéns pelo resgate importante da historia de Castelo, terra natal também de meus três queridos filhos!

Leave a comment