Eleições 2016

Tornou-se difícil definir com clareza quais os partidos que obtiveram melhores resultados quando se analisa o número de municípios conquistados, quantitativo de votos e/ou número de candidatos apresentados por partido. A partir de 1966 até 1982, passou o Brasil a possuir apenas dois partidos políticos, representados pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional e o MDB - Movimento Democrático Brasileiro, perdendo, a partir de então, a principal característica dos principais partidos que era a ideologia partidária.

Este livro é rico, portanto, tanto quanto os fatos que nos permitem conhecer, com detalhes, especificamente, o município de Domingos Martins, desde sua origem.

Quem era UDN - União Democrática Nacional, PSD - Partido Social Democrático, PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, etc., dificilmente trocava de partido, pois os programas eram cumpridos à risca e questões como fidelidade e disciplina partidária eram levadas a sério. A partir de 1979, com o retorno do pluripartidarismo, proliferaram o número de siglas partidárias, a maioria sem expressão e densidade eleitoral ou mesmo sem referências pragmáticas. Só para se ter uma ideia dessa afirmativa, na eleição de 1982, já se dispunha de cinco partidos aptos a participarem do pleito eleitoral: PDS (PP), PMDB, PT, PDT e PTB.

Download

No Comments Yet.

Leave a comment